quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Carros Flex terão IPI menor até o fim de março

Danielly Omori
Matéria 1 - AV2


Governo anunciou neste terça-feira (24) que os carros classificados como "flex fluel", ou seja, movidos tanto a álcool quanto a gasolina, ou aqueles somente a ácool, terão alíquota menor do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) até o fim de março. Com a medida, a expectativa é que o governo abra mão de R$ 1,3 bilhão. O ministro da fazenda, Guido Mantega, negou que o governo tenha anunciado a medida devido as eleições presidenciais, marcadas para 2010.

Segundo dados da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), mas de 80% dos carros comercializados no país de janeiro a outubro deste ano possuem a tecnologia "Flex", ou sejja, são bicombustíveis. Mantega lembrou que recentemente o governo anunciou medidas de desoneração para linha branca e combinou-as com o chamado "selo verde", de economia de energia.

O imposto reduzido também alcançara a venda de caminhões, que permanecerão com as alíquotas zeradas até junho do ano que vem. Nos carros flex 1.0 continuarão sendo tributados com 3% de IPI. Sem a medida, retornaria gradativamente a 7% no início de 2010. Para veículos até 2.000 cilindradas, o imposto será mantido em 7,5%. As novas prorrogações só valem para veículos flex/álcool. Para automóveis a gasolina, o imposto reduzido será gradativamente extinto até janeiro. Até outubro, 88% de carros novos vendidos no país eram flex. Mantega afirma que a medida tomada é para reduzir a emissão de gás carbônico nos próximos anos.