quarta-feira, 18 de novembro de 2009

FUTURO DE BATTISTI ESTÁ NAS MÃOS DE LULA

Rodrigo Alegretti

O Supremo Tribunal de Federal autorizou na tarde desta quarta-feira (18), por 5 votos a 4, a extradição para a Itália, do ex-ativista Cesare Batisti, o STF considerou o refúgio concedido pelo Brasil irregular. O tribunal apenas autorizou a extradição, mas deixou para presidente Lula a decisão final.

Segundo o ministro relator do processo, Cesar Peluso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não terá outra opção senão extraditar Battisti, pois o tratado bilateral de extradição assinado entre Brasil e Itália, em 1989, diz que o presidente da república não pode se recusar a entregar as pessoas que sejam procuradas pelas autoridades judiciárias da parte requerente. Mas pode adiar a extradição, para que o réu responda no Brasil pelos crimes de falsificação de documentos e passaporte.


Battisti era membro do grupo Proletário Armados para o Comunismo (PAC), que na Itália foi condenado à prisão perpétua por quatro assassinatos cometidos no final da década de 1970. Atualmente está preso no complexo penitenciário de Papuda, Brasilia, onde aguarda o fim do processo de extradição, mas se diz inocente de todas as acusações.

O Chanceler da Itália, Franco Frattiani, disse em um comunicado, que finalmente os familiares das vítimas de Battisti obterão justiça pelos crimes que o ex-ativista cometeu no país, ressaltando o desejo do governo italiano de fazer com que Cesare cumpra sua pena no país.