quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Micheletti deixa temporariamente a presidência de Honduras

Bruno Guedes
Matéria 1 - Av2

O presidente interino de Honduras, Roberto Micheletti, deixará temporariamente o cargo do país hoje, devido as eleições que se realizarão no domingo. A renúncia já fora anunciada na semana passada e visa dar tranquilidade as votações, que vai eleger um novo governante em meio a conturbada situação que se formou nos últimos meses. Porém, o clima de hostilidade entre os dois candidatos acirra a disputa, onde ambos estão envolvidos.
Zelaya, que tem apoio das forças esquerdistas-populista do presidente venezuelano Hugo Chávez, ainda briga pelo direito de reassumir a presidência de forma legal. Na ilegalidade, Micheletti tenta dar legitimidade ao seu governo, afastando-se do mesmo.

Roberto Micheletti liderou um golpe de Estado no país, em junho, contra o então presidente Manuel Zelaya, que fugiu para a Costa Rica em busca de ajuda. Após alguns meses, voltou ao país escondido e abrigou-se na Embaixada Brasileira. Porém, assim como o governo que afirma não ser legítimo, Zelaya mantêm-se de maneira ilegal na casa, onde o Itamaraty não reconhece como exilado político o ex-líder hondurenho.