quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Problemas da saúde afastam Ministro do TSE

Madragol


Em comunicado oficial feito nesta têrça (17) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Joaquim Barbosa renunciou ao cargo. Seria dele a tarefa de presidir a Corte em 2010, ano de eleições no Brasil. O motivo da entrega do cargo foi de saúde.

O ministro, como já foi divulgado em várias ocasiões, vem lutando contra um problema de coluna desde 2007. Já esteve em tratamento em S.Paulo, Brasília e Fortaleza, entretanto todos os procedimentos para sua melhora não conseguiram surtir o efeito desejado até agora, pois continua como ele mesmo afirma "a sentir muitas dores".

Esse quadro de saúde doloroso, o impede de acumular as funções no Superior Tribunal Federal (STF) à tarde, e no Superior Tribunal Eleitoral, à noite. Por isso, optou em deixar o cargo no TSE. Ao se despedir dos colegas, lembrou a todos que os problemas de coluna, praticamente o obrigaram a se afastar de sua função no tribunal, e concluiu: "Esgotei todos os esforços no sentido de dar sequência às minhas duas funções. Porém, nesse momento tornou-se urgente cuidar melhor de minha saúde".

Para o seu lugar foi indicado o nome de Ricardo Lewandowski, que substitui o ministro Carlos Ayres Britto. O STE é composto de sete ministros, dois integrantes do Superior Tribunal de Justiça (STJ), três do STF e dois advogados.