quarta-feira, 25 de novembro de 2009

QUEM CASA QUER CASA

RODRIGO ALEGRETTI
MATÉRIA 1 - AV1


O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Pesquisa) divulgou nesta quarta-feira(25), a pesquisa chamada de Estatísticas de Registro Civil, visa determinar a média de casamentos dos brasileiros nos últimos anos.


Os dados apontaram um record no país no ano de 1995, nessa período a taxa foi de 6,8 pontos. Essa taxa é obtida pela divisão do número de casamentos pelos habitantes e multiplica-se o resultado por 1000.



A pesquisa mostra uma redução da taxa de nupicialidade legal entre os anos de 1999 e 2002, mas tem crescido de 2003 em diante.No ano passado foi a maior dos últimos nove anos chegando a 6,7%, foram registrados cerca de 959.901 casamentos no país.


Em 2008 Acre e Espirito Santo tiveram as maiores taxas de nupicialidade, com 12 e 9,6, respectivamente. Já Pará e Rio Grande do Sul, ficaram com as menores médias 4,4 e 4,5, respectivamente.



TABELA DE NUPICIALIDADE LEGAL - BRASIL - 1998-2008


A pesquisa aponta como responsável pelo o aumento, à melhoria no acesso aos serviços de justiça, a mudança do código civil e as ofertas de casamentos coletivos, mas esses são apenas mecanismos, o mais importante é que o desejo do casamento voltou a ser uma preferência de nossa sociedade. Que vivia à margem dos relacionamenmtos modernos, frágeis e sem compromisso.

Esses sinais são tão positivos que segundo os dados obtidos na pesquisa a maioria dos casamentos ainda são entre solteiros, o que reforça a ideia de que a instituição família ainda está em primeiro lugar na cabeça de muitos brasileiros. O que é bom para toda a sociedade que forma laços familiares cada vez menos diluídos.