terça-feira, 3 de novembro de 2009

Semana pequena, conversas longas

madragol


Acontecimento que já está inserido na vida acadêmica da Estácio de Sá, encerrou-se nesta sexta (30), a semana da comunicação do ano de 2009. Foram só tres dias de palestras, mas pelas reações das diferentes platéias, percebeu-se outro exito da Universidade.

As palestras aconteceram nos campus Madureira, Rebouças, Tom Jobim e Centro, entre outros. Temas importantes foram discutidos e apresentados aos alunos.
Na quinta (29) o Tom Jobim recebeu pela manhã o autor e roteirista do programa "Caldeirão do Huck", Lysandro Capila e Clarissa Lopes, redatora do mesmo programa. E o tema foi "Jornalismo para Televisão".
Em seus depoimentos o destaque foi para a importância da experiência do trabalho, quando estagários. O interesse que se deve ter pelo aprendizado do "novo" na profissão e nas tecnologias de informatização, pois a cada dia aparecem mais novidades tecnológicas. A determinação por fazer o que gosta, e o que não gosta também, por que, segundo os dois palestrantes, nem tudo é glamour nessa carreira. Entretanto, lembrar sempre que após uma tempestade, sempre vem a bonança.

Professora da matéria de radiojornalismo, uma das componentes da mesa, Patrícia Cupelo, deixou também seus depoimentos. Contou para o público um pouco do aprendizado como estagiária na Estácio. Trabalho que lhe poporcionou uma bolsa integral, até o término do curso, inclusive.
Atualmente, além das aulas, coordena o CEDOC(centro de pesquisa e arquivo) da Globo.




Com maior ênfase, o prof. Rafael Rocha, explanou para a platéia atenta:"...mais importante que correr atrás das oportunidades, é ter amor pela carreira". "Abraçar a idéia de usufruir ao máximo, tudo que a faculdade te possibilita, como estudante para poder acrescentar algo como um futuro formando da casa."

Foram exatamente essas, as suas palavras, num depoimento emocionante.



À tarde, a palestra ficou por conta do professor de comunicação comunitária, Pablo Lagnier, assessorado pelo coordenador de publicidade do Tom Jobim, prof. Flávio DiCola.
Para uma platéia atenta e curiosa ele defendeu o tema " Cultura do Funk" , ratificou mais uma vez e, em público sua simpatia por essa cultura, já que não esconde isso de ninguém.

Os convidados da noite foram André Ignácio -agência Skidun -, Patrícia Ribeiro, assessora de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, Aline Brandão, assessora de imprensa da SPS Comunicação e Tino Júnior da Beat 98.

Perguntado sobre a importância desse evento, o coordenador do curso de jornalismo do Tom Jobim, prof. Milton Faccin, definiu a semana de comunicação como"...uma oportunidade de troca de experiências fora da sala de aula, para atualizar conhecimentos". Na visão do prof. Faccin, ser universitário, não é apenas frequentar as aulas, fazer trabalhos e provas. "Mas também "viver" o espírito acadêmico, que pressupõe o engajamento num projeto-político-pedagógico de formação profissional."

Em tempo, ano que vem tem mais...