quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Vestido rosa e alvoroço na Uniban

Denise Vieira


Depois do tumulto acontecido na Uniban - Universidade Bandeirante - no ABC paulista, orgãos estudantis e o corpo dicente da univrsidade expressam suas opiniõs e mantém acesa a polêmica.

No último dia dia 22 a aluna Geysi Arruda foi escoltada pela polícia Militar para fora de seus campus graças ao alvoroço causado pelo seu vestido rosa. Cenas de alunos agitados gravados pelos próprios foram parar na rede através do site youtube, registrando o momento do tumulto. A universidade pediu que o conteúdo fosse retirado da rede.

A polícia foi chamada por amigos da aluna para que a ela pudesse deixar a faculdade dentre a agitação. Geysi se defende:"Costumo usar vestidos curtos e calças apertadas, assim como outras meninas. Naquele dia, tinha pegado ônibus, andado na rua e ninguém disse nada"

A UNE se manifestou contra a hostilização de Geysi, os alunos mantém a postura condenando a atitude da garota. Não é possivel que a faculdade determine o padrão de vestimnta dos alunos, nem mesmo que ela seja responsabilizada pelo caráter e julgamento daqueles que nela estudam. A falta de bom senso, de dicernimento na escolha do vestuário é condenada na nossa sociedade, a exemplo disso temos as inúmeras regras de como se vestir para uma entrevista no mercado de trabalho.

Dentre todas as meninas da faculdade, apenas Geysi foi hostilizada por sua escolha, inclusive por outras meninas. O que fez com que todas as outras fossem descartadas da visão "machista dos alunos"? A UNE defendeu a aluna da "agressaõ sexista" de maneira mais sexista ainda.M eninos não vão assistir às aulas sem camisa, existe - ou deveria existir- um mínimo de resguardo dentro de um ambiente acadêmico. afinal faculdade não é boate.