quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Nova regra para concursos federais

Denise Vieira]

O ministério do planejamento divulgou nesta semana, mudanças nas regras dos concursos federais. Dentre as mudanças realizadas, o prazo mínimo entre o edital e a prova passa a ser de 60 dias, a exigência de gravação de provas orais e que a seleção para cadastro de reserva ocorra apenas em casos especiais.

Outro destaque diz respeito a aprovação dos candidatos, a qual será limitada ao dobro do número de vagas disponíveis em edital, formando assim um cadastro. Segundo Sylvio Motta professor e diretor do curso preparatório Companhia dos Módulos a decisão da formação do cadastro de aprovados poderá acabar com a terceirização dentro do serviço público federal, pois a injustificaria.

O decreto que normatiza as regras gerais para concursos públicos federais tem força de lei e é considerado um avanço significativo na área, que até então não possuia normatização alguma. Mas de acordo com Motta faltam ainda regras para a licitação de bancas organizadoras, "É umpouco obscuro ( a escolha das bancas). nunca se sabe como a banca foi escolhida.qualquer contratação tem que ser por licitação."