quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Cidades pequenas se beneficiam da expansão de indústrias

Manoela Costa


A expansão de indústrias foi a grande responsável por gerar novas vagas de empregos nas cidades pequenas que apresentaram dados positivos sobre o mercado de trabalho no mês de agosto. O governo informou nesta quarta feira (16) que foram criadas 242 mil postos de trabalho formal com carteira assinada.


Das 50 cidades que criaram mais vagas de emprego,as 12 primeiras são capitais,exceto uma: Igarassu,que possui 93 mil habitantes de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE),o bom desempenho se deve a expansão de duas grandes empresas instaladas na cidade, a multinacional Unilever e a fabricante de papel e embalagens Ondunorte.


Outra cidade que se destacou foi Birigui no, interior de São paulo, que atribui o resultado positivo a expansão de pequenas indústrias locais , que sustentam 80% da economia da cidade, e o mais interessante é que o local não possui mão de obra suficiente para atender a demanda das empresas, abrindo assim mais vagas de empregos para moradores de outras regiões.