quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Presidente do Paraguai regeita militares norte-americanos

Sônia Santos

O presidente do Paraguai Fernando Lugo não aceitou, nesta quinta-feira (17/09), a presença de militares norte-americanos no país, prevista para 2010, Como parte do programa Novos Horizontes.
Declarou que não acha conveniente que o comando Sul do EUA esteja presente no Paraguai com quinhentos homens para esse tipo de exercício.

O presidente frisou que na reunião de ministros das Relações Exteriores e de defesa dos doze países da Unasul (União de Nações sul Americanas), terça-feira (15/09), foi muito questionada esta implantação em bases militares da região.
Disse ainda que: " Uma mobilização de quinhentas pessoas, militares e profissionaisdentro do país não passa despercebida. Por isso, creio que não seja prudente nem conveniente."

A embaixadora dos EUA em Assunção-Paraguai, Liliana Ayalde, lamentou a decisão do oficial. "Lamentamos mas, respeitamos", declarou a diplomata aos jornalistas. Explicou que o “Novos Horizontes” é um programa humanitário para populações pobres do interior do Paraguai, além da construção de escolas e postos de saúde.