quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Fórmula ''Mata-mata'' pode voltar a vigorar no Campeonato Brasileiro

Camilo C. de Andrade

Os fãs de emoção podem ficar esperançosos: O famoso Mata-mata que foi ''titular'' do campeonato mais importante do país pode voltar a vigorar em 2010.

A Rede Globo, que detém os direitos de transmissão do torneio, fez a proposta à CBF e aos clubes. O campeonato em mata-mata funcionaria da seguinte forma: Uma primeira fase em grupos onde os oito primeiros se classificam para a fase final. As quatro vagas da libertadores seriam dos dois primeiros da fase de grupos e do campeão e vice.

Como qualquer empresa, a globo está visando seus lucros: A publicidade no mata-mata rende muito mais. Entretanto, o público e os clubes também sairiam no lucro: As rendas dos clubes iriam subir muito com o aumento de interesse do público muito mais interessado e entretido com o campeonato.

Sejamos sinceros, quem de nós assiste ao primeiro turno do Brasileirão? Jogos com mais de 13.000 pagantes são raridade. E ao fim do primeiro turno, com os possíveis campeões já desenhados, o restante da tabela também perde o interesse. A tentativa de imitar os Europeus na fórmula de pontos corridos definitivamente não deu certo, e todos ganhariam com a volta do mata-mata ao torneio.