quarta-feira, 4 de novembro de 2009

MENOS 4 HORAS

Rodrigo Alegretti

Alguns não perderão mais a novela das 7, outros ainda farão uma caminhada na praia, tomarão uma água de coco e passearão pela orla. Há aqueles que nunca mais vão chegar atrasado ao futebol de quarta, e agora as desculpas para a mulher vão ter que ser bem mais elaboradas, as mulheres devem desconfiar se aumentarem o números de reuniões na semana.

Mas também terão os que vão chegar em casa chateados, irritados, querendo voltar para o trabalho, esses são chamados de “workaholic”, outras mulheres agradecerão, afinal sobrou mais tempo para a academia, o salão de beleza, o mercado, o shopping, a faculdade, nada mais que merecido, elas também trabalham, e muito.

Portanto esses fenômenos sociais poderão estar presentes em todas as cidades, estados, municípios, praias, mercados, shoppings, universidades, lojas, no trânsito, sim no trânsito, ou você caro leitor, acha que não teremos mais engarrafamentos, claro que teremos isso foi à única coisa que ficou intacta.

E o início deste fenômeno começou a dar sinais nesta terça-feira, dia 3 de novembro de 2010, com a Comissão Especial da Câmara dos Deputados aprovando a proposta de Emenda Constitucional da redução da jornada de trabalho de 44 horas para 40 horas semanais, sem diminuição do salário. Agora o projeto segue para votação no plenário da câmara, e se aprovado, vai para a tramitação no senado.

A redução da jornada de trabalho é um desejo de todos os trabalhadores brasileiros, que em sua grande maioria quer dedicar mais tempo para atividades paralelas, como o lazer com a família, os estudos, a saúde, para a prática de esportes, e isso vai favorecer o trabalhador o deixando mais disposto e feliz. Seria no mínimo uma medida sensata do governo, dar essa oportunidade a todos. Como é feito em outras partes do mundo.

Só esperamos que o trabalhador não “pague” por essa decisão, não tenha seu salário reduzido, pelo menos a promessa dos políticos que encabeçam a emenda, dizem o contrário. Mas é Bom desconfiar. Outra coisa para nos preocupar é saber qual tipo de resistência as empresas irão fazer, o que também pode respingar nos funcionários, como demissões.

Mas salvo as preocupações a medida será benéfica e vai sem dúvida favorecer a todos, menos uma hora de trabalho por dia, para os que acham que não dá para fazer nada em uma hora, ai vai umas dicas, que tal virar aquele jogo que você comprou no natal passado, ou quem sabe pedir uma pizza naqueles lugares que demoram cerca de 50 minutos para entregar e ficar esperando na janela, ou melhor, que tal visitar a sogra. A medida beneficiará a todos e os ambulantes da praia carioca agradecem.