quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Operação Cama de Gato da Polícia Civil prende 50 milicianos

Denise Vieira

Na última segunda – 12 de novembro, durante operação Cama de Gato da Polícia Civil, foram presas 50 pessoas suspeitas de participação dentro de milícia atuante na Zona Norte do Rio de Janeiro. Dentre as provas encontradas e apreendidas tiveram muitas armas, computadores e fardas, além grandes quantias em dinheiro.

A equipe de mais de 400 policiais cumpriu cerca de 230 mandados de busca e apreensão e 50 prisões decretadas pelo juiz da dentro de 4 horas de operação na área de Bangu e campo grande. A polícia acredita que a ação foi o suficiente para desestruturar a cúpula administrativa e financeira do grupo, e que as novas apreensões levarão ás demais prisões dos envolvidos com os vários campos de atuação da quadrilha.

A operação encontra-se em sua fase final. Os dois chefes da organização já haviam sido presos num primeiro momento e boa parte do grupo foi preso nesta investida, "Nas investigações anteriores, identificamos outros alvos. Já atacamos a parte financeira da estrutura criminosa e, em cerca de seis meses, mais de 200 pessoas foram investigadas e quase todas presas. Este é o início da terceira fase, mas podemos afirmar que a milícia está enfraquecida e hoje vive de nome", afirmou o delegado Maurício Moreno, encarregado da investigação.

Popeye (Roberto Silva) ex-cabo do exército e Dinho (Edson Valença) ex-PM, acusados de estarem administrando a milícia na ausência dos chefes também foram presos ontem, juntamente com suas namoradas Suellen Santos de 22 anos e Camila Queiroz de 18 anos pela batida policial. Ambas as meninas são universitárias e moradoras do bairro Vila Valqueire, e foram detidas pela acusação de serem as motoristas do bando e de terem participação direta nos lucros do transporte alternativo e da conhecida “netgato” implantada na região pelos milicianos. Camila está grávida de 4 meses e Suellen se formaria ano que vem.