quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Trânsito de São Paulo tem menor índice de engarrafamentos em 5 anos

Anna Carolina Rabello

Os moradores de São Paulo há tempos não sofrem com o trânsito que no passado já chegou a ocupar as principais vias da cidade. Uma pesquisa realizada pelo Governo Estadual, identificou que 9 entre 10 paulistas estão satisfeitos com as condições do tráfego e transporte público apresentadas atualmente.

A grande mudança ocorreu graças a uma iniciativa dos próprios habitantes, que passarão a adotar métodos de transporte alternativo como opção para se locomover. Uma grande campanha incentivando a utilização de bicicletas, skates e patins como meio de transporte, contou com o apoio de integrantes do Green Peace e, resultou não só na diminuição dos engarrafamentos, como também no índice de poluição e de criminalidade da cidade. O rodízio também foi suspenso.

"Parece um milagre o que está acontecendo com São Paulo!", admite o governador Gilberto Kassab, que também confessa se sentir frustrado de não ter sido ele a ter a grande idéia. Estados vizinhos como Rio de Janeiro e Minas Gerais, também estão adotando a política e a diferença já é visível. O grande desafio agora, é convencer o governo a ampliar os trajetos alternativos e investir na construção de ciclovias e bicicletários.